quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cuidados na cicatrização de sua tatuagem

Saudações à todos!! Nós que fazemos o Kaleidoscope Tattoo Studio resolvemos criar este blog para fazer postagens de diversas notícias que acontecem relacionadas à loja e aos artistas que nela trabalham, postar novidades em relação ao mundo da tatuagem, novas tecnologias e muitas dicas e artigos curiosos, além de eventos ao redor do mundo. Sejam todos bem-vindos!

Iniciamos aqui o post inaugural com um assunto que é pergunta certa pra quem quer fazer sua primeira tatuagem: dicas de cicatrização.





O correto cuidado durante o período de cicatrização é fundamental para uma boa fixação do pigmento na pele. Após feita a tatuagem, é normal que se crie uma "casca", semelhante a casca de um arranhão, afinal de contas o tatuador injeta pigmento na pele "arranhando" a mesma com agulhas. Enquanto houver cascas é sinal de que a pele está em processo de absorção do pigmento e não se deve arrancar precocemente essa casquinha.

Antes de qualquer coisa, é fundamental ter higiene! Por isso, lave sempre as mãos antes de tocar sua tatuagem,  não encoste em local público como máquinas de academia, e evite areia da praia, que é foco de infecções. O pior quadro que se pode ter em uma tatuagem é contrair uma infecção na mesma, como mostra a imagem abaixo.





Ao contrário do que se pensa, o próprio corpo sozinho consegue regenerar a pele arranhada pelas agulhas da tatuagem (supondo que a mesma foi feita por um tatuador profissional, que respeita os limites da pele), sendo assim, não é necessário o uso de produtos farmacêuticos cicatrizantes ou antiinflamatórios, e muito menos antibióticos, que podem até prejudicar a fixação do pigmento, indicando-se por isso apenas um hidratante neutro. Aqui indicamos o creme Nívea, o mais tradicional da latinha azul, usando-o 2 ou 3 vezes ao dia sobre a tatuagem e espalhando levemente.





No geral, se deve evitar durante o período de cicatrização (média 15 dias):
  • Atividades e vestuário que possam friccionar a tatuagem arrancando assim a casca
  • Exposicão ao sol
  • Banhos de mar, piscina ou sauna
  • Praia, principalmente a areia nas praias
Além disso, 
  • Lave a tatuagem levemente com sabão líquido neutro
  • Seque com papel toalha e nunca com toalhas de banho
  • Use um hidratante neutro*  
* Aqui na loja indicamos o creme Nívea, como dito acima, que pode ser passado 2 ou 3 vezes por dia durante todo o processo de cicatrização, e, até mesmo depois de cicatrizada, o ideal é continuar usando o hidratante pra manter o tecido epitelial sempre translúcido.

Durante a cicatrização não existem restrições alimentícias, mas salienta-se que quem não usa drogas a tatuagem cicatriza mais rapidamente do que quem usa; quem é vegetariano cicatriza melhor do que quem come carne gordurosa; quem não tem stress e tem boas noites de sono cicatriza mais rápido do que quem não os tem; ou seja, cuidar bem de seu próprio corpo é sinônimo de cuidar bem de sua tattoo!

Retorne um mês depois de sua tatuagem feita pra correta avaliação do profissional que executou o seu trabalho. Havendo falhas, é natural que o profissional marque uma sessão de retoque. No mais, aproveite sua tatuagem e até a próxima!


Jr. Animal





6 comentários: